O ARTESANATO COMO SUPORTE SOCIOECONÔMICO
O ARTESANATO COMO SUPORTE SOCIOECONÔMICO
O artesanato é uma atividade econômica de valiosa significação, presente no mundo inteiro. No Brasil: Alagoas, Sergipe, Ceará,Maranhão, Bahia,são alguns dos estados brasileiros onde podemos encontrar a fabricação de cerâmica confeccionada no torno ou a mão:moringas,panelas,pratos, potes etc. Artesanatos produzidos com madeira, palha, couro e outros materiais também podem ser encontrados como produtos de uma determinada região, que valorizam e contribuem para o seu desenvolvimento ecônomico.
Através de trabalhos manuais, "o homem" inova, preservando sua história e promovendo mudanças no seu modo de viver. O artesanato tem um grande potencial na geração de renda e vem ao longo do tempo firmando sua presença como produto de exoportação.
Em 7 de setembro do ano de 2005 foi instalado pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Exterior, o Senhor Luiz Fernando Furlam, o Fórum do Artesanato Brasileiro, que é responsável pelo PAB - Programa do Artesanato Brasileiro. O PAB esta vinculado ao Ministerio conforme o Decreto de número 1.508 de 31 de maio de 1995.
É de responsabilidade do PAB a elaboração de políticas públicas que envolvam órgãos federais, estaduais,municipais e também entidades privadas para que priorizem a geração de trabalho e renda valorizando o artesão brasileiro.
A criação artesanal possibilita o homem expressar-se e projetar-se na esfera artística valorizando,antes de tudo, o seu universo e sua identidade cultural, utilizando como recursos matérias-primas no seu habitat natural.
Hoje, já existe a legitimação de politicas que tratam de estruturar programas de geração de renda, e de diretrizes de estimulo à exportação e comercializaçao de produtos artesanais.
Fonte de Pesquisa
MARQUES,Isabel Azevedo; ONG: A ARTE AMPLIANDO POSSIBILIDADES. São Paulo: CEMPEC, 2001, 2Ed.;
FISCHER, Ernest. A NECESSIDADE DA ARTE. São Paulo: Circulo do Livro S. A. 1959;
ARTESANATO NO MARANHÃO;Disponivel em : www.sebraemg.com.br/Geral/arquivo_get.aspx. Acesso em 16 de jun/2013
g1.globo.com/ma/maranhao/.../2012/.../criatividade-e-principal-marca-d.
Por:Kátia Castro/Julho 2013