A CULINÁRIA MARANHENSE
A CULINÁRIA MARANHENSE
Aspectos como o modo de fazer, temperar,preparar e finalizar um prato de qualquer culinária dismitifica o modo de vida das pessoas de uma determinada região.
No Brasil a culinária é rica pela união de etnias e de culturas que trançaram através da miscigenação,formas,aromas,cores e sabores diferenciados oportunizando assim, um vasto leque de pratos que valoriazam cada uma de nossas regiões.
Se formos dar um passeio pelo país veremos que cada região tem sua representatividade. Na Região Centro Oeste todos conhecem o famoso arroz Maria Isabel (carne seca com arroz), um doce chamado de Furrundu (doce feito de mamão com rapadura de cana); na Região Norte, o delicioso pato no tucupi, a maniçoba, o pirarucu de casaca, bolo de macaxeira, biscoito de castanha-do-pará...são tantas delicias!!!
Já na Região Sudeste os pratos regionais levam sempre milho,queijo minas, carne de porco e geralmente as receitas são preparadas em panelas confeccionadas de pedra-sabão.
Por último deixei a Região Nordeste. Na nossa região utilizamos muitas ervas, cheiro verde, vinagreira além claro de termos muitos tipos de peixes que nos propiciam a diversidade de nossa culinária.
Independente de cada uma dessas regiões o brasileiro recria,muda temperos, ervas e o prato de um determinado lugar recebe o mesmo nome com um sabor diferenciado.
Aqui não será diferente ,você vai poder saborear pratos com um tempero bem maranhense. Entrelaçados com a cultura portuguesa, africana e índigina apimentamos nossos sabores e criamos delicias que valem a pena conferir.
O nosso arroz de cuxá servido com peixe frito, torta de camarão ou qualquer outro fruto do mar vai deixar você sempre com aquele gostinho de quero mais. Não fique triste! Aqui além do sururu no leite de coco, o caranguejo toq toq dentre outros você irá encotrar também o nosso doce de espécie, o creme de bacuri, cupuaçu , o delicioso doce de buriti, o sorvete de juçara e um sorvete de casquinha, sabor de coco, que até hoje é vendido pelas ruas da cidade de maneira bem tradicional. Lógico que pra dar aquela esquentadinha no corpo temos como aperitivo aquela tequila azul da cor do mar ou resfriar a alma com um guaraná geladinho cheio de sonhos cor-de-rosa: o nosso guaraná JESUS. Experimente!
"...de fruta lá tem juçara,abricó e buriti,tem tanja,mangaba e manga
e a gostosa saputi e os caboclo da maioba vendendo bacuri....."
(Todos Cantam sua terra - João do Valle).
www.achetudoeregiao.com.br/ma/historia.htm
www.pppg.ufma.br/cadernosdepesquisa/uploads/.../pesquisa%201(1).pdf
Por:Kátia Castro/Julho 2013