O SENHOR FILOGONEO - BORDADEIRO DE PROFISSÃO
O SENHOR FILOGONEO - BORDADEIRO DE PROFISSÃO
Em uma dessas oportunidades que o nosso Mestre maior nos proporciona tive o prazer de conhecer o Sr. Filogoneo Almeida Pinto,seu Filó como alguns o chamavam carinhosamente.
Hoje já falecido o Seu Filó foi bordadeiro de profissão. Nasceu em Axixá em 1930 (terra de um dos mais populares bumba meu boi sotaque de orquestra, o Boi de Axixá - hoje no comando de Leila Naiva filha do nosso grande mestre da cultura popular , o Senhor Francisco Naiva)
Aos vinte três anos , foi convidado pelo Senhor Eminegideo,morador e dono de um Bumba-meu-boi no lugarejo Una do Moraes para fazer a capoeira de um boi. Mesmo sem experiência o Senhor Filogoneo aceitou o desafio.
"A trazeira do boi não acertei a fazer. Então cortei um cofo e coloquei..."
(Senhor Filogoneo - entrevista cedida no ano de 2002/Axixá-MA)
Senhor Filogoneo perdeu a visão muito cedo por conta de um Glaucoma que não foi tratado em tempo habil. O problema foi causado de acordo com laudos médicos na época porque o mesmo não protegia a vista para realizar bordados no periodo na noite sob a luz de uma lamparina.
Naquela época todo trabalho custou 15mil cruzeiros. Ele pintou para o senhor Eminegideo durante 7 anos. Ele ainda contou que o primeiro boi que ele pintou para o Senhor Francisco Naiva (na época presidente do boi de AXIXÁ) tinha o desenho do Porto do Itaqui e uma quebradeira de coco. Trabalhou para o Sr. Naiva durante 39 anos.
Os trabalhos do Senhor Filogoneo cobriram com sua arte ,capoeiras confeccionadas por ele em vários grupos de bumba boi nas comunidades de Axixá, Cachoeira Grande, Presidente Juscelino, Nina Rodrigues, Miranda do Norte,Vitória do Mearim, Vargem Grande, Santa Rita,Rosário, Icatú,Vista dos Pinhos, São Luís e São José de Ribamar.
Imagem:Kátia Castro
Por:Kátia Castro/Julho 2013