ALAIM MOREIRA LIMA

ALAIM MOREIRA LIMA

A arte está na veia desde a infância. Aprendi a gostar de arte admirando minha mãe, que já desenvolvia um trabalho com pintura em tecido. Mais tarde estudei pintura, escultura e gravura em vários ateliês e com diferentes artistas, como Ambrósio Amorim, Mônica Lira, Rita Queiroz e outros. 

Como primeiro projeto, saí do Maranhão para Porto Velho (RO) com o propósito de passar 15 dias ministrando aulas de escultura em cerâmica e acabei ficando 3 meses ministrando aulas na "Galeria Arte7", vinculada ao Governo Municipal. Voltando ao Maranhão, desenvolvi vários projetos. 

Com a ilustração que fiz para o Livro "Ensaios Africanos e Afro Maranhenses", da Profª. Drª. Luzia Navas-Toribio (USP-SP), lançado em Cuba, conheci e me apaixonei pela cultura cubana, o que me levou a fazer entrevistas e apreciação de currículo para estudar arte naquele país. 

Seis meses mais tarde, fui chamado para estudar Ensino Superior das Artes Plásticas no Centro Provincial das Artes Plásticas no "Taller Cultural Luiz Diaz Oduardo" em Santiago de Cuba. Aprendi, pesquisei e descobri uma maneira muito peculiar de se fazer arte que valoriza o processo de criação, adaptação e transformação de materiais: a cologravura. Isso em um país tão rico em arte e cultura, mas carente em material, suporte e equipamentos. Foi graças aos companheiros cubanos, que através de seus ensinamentos me levaram a desenvolver e introduzir a técnica da cologravura aqui no Maranhão. 

Voltei formado de Cuba no ano 2000. Mas como todo diploma estrangeiro, era necessário reconhecê-lo aqui no Brasil. Foi através da ECA-USP que, consegui validá-lo aqui no país sob o título de "Bacharel em Artes Plásticas com Habilitação em Pinturas". Esse foi o único convênio aceito e legalizado entre Brasil e Cuba na área das Artes. 

Hoje sou especialista em arteterapia e todo o meu trabalho é um reflexo da metodologia terapêutica.

  

aLAIM