Criar um Site Grátis Fantástico

A CIDADE DE ALCÂNTARA

A CIDADE DE ALCÂNTARA

Alcântara, nasceu da aldeia de índios Tupinambás. No ano de 1648, Tapuitapera, a antiga aldeia foi elevada à categoria de Vila com o nome de Santo Antônio de Alcântara. Com o passar dos anos sofreu diversas mudanças e se tornou símbolo da era do apogeu do Maranhão. A cidade vive entre o presente ( com a Instalação da Base de Alcântara que trouxe a modernidade) e o passado revendo em suas ruínas os acontecimentos históricos.

Na cidade hitórica vamos encontrar um calçamento que é feito com  pedras "cabeças de negros e cantarias portuguesas". Logo na chegada, no Porto do Jacaré iremos observar armazéns do século XVIII  e XIX que foram de grande importância no comércio da cidade.

 Calçada ou Ladeira do Jacaré, entrada para a cidade. O seu calçamento é feito com pedras cabeça de negro e cantaria portuguesa.



CURIOSO:

"Pedras cabeças de negros"

Eram as pedras, de forma oval, que eram trazidas nos lastros dos navios no Brasil colonial. Essas, serviam para equilibrar dando maior estabilidade aos navios. Quando de sua chegada nos portos mais importantes (a exemplo de Recife e Salvador) era transportado, para servir de calçamento, na cabeça dos escravos.Daí "cabeça de negro".

 

 Capela das Mercês, localizada no final da Ladeira do Jacaré.

 

igrejaRuínas da Igreja de São Matias

ou Igreja da Matriz                                  

                                          alcantara  Rua da Amargura  - Caminho percorrido pelos negros após receberem castigos no Pelourinho.


Em Alcântara você conhece sua história percorrendo suas ruínas, ruas, capelas, igrejas,casarões e suas ladeiras. Alguns moradores contam sua história através de 23 (vinte e três ) pontos turísticos.

    


Fotos:Kátia Castro

pt.wikipedia.org/wiki/São_Luís_(Maranhão)‎;

www.achetudoeregiao.com.br/ma/historia.htm

www.pppg.ufma.br/cadernosdepesquisa/uploads/.../pesquisa%201(1).pdf

Por:Kátia Castro/Julho 2013