Criar um Site Grátis Fantástico

BECOS E RUAS DA ILHA DO AMOR

BECOS E RUAS DA ILHA DO AMOR

Uma cidade com becos e ruas que possuem nomes ilustres, nomes humorados e até nomes poéticos. Algumas ruas da cidade possuem mais de um nome como: a Rua de Portugual que também é conhecida como Rua do Trapiche; a Rua Oswaldo Cruz que é chamada popularmente de Rua Grande; a Rua de São João que hoje é Rua Antônio Rayol, que foi um ilustre músico e compositor erudito do século XIX, dentre outras.

Várias leis em meados do século XIX e começo do século XX mudaram através de decretos municipais as denominações originais de muitas ruas da capital. Isso ocorreu para homenagear políticos ou personalidades da linda São Luís. 

Rua Gonçalves Dias, Rua Gomes de Sousa, Rua Herculano Pargas, Rua Jansen Muller, muitos foram os homeanageados. Dos nomes bem humorados podemos destacar: Beco da Bosta, Rua do Viado, Rua da Inveja, Beco Feliz, Beco da Prensa,.....por aí vai, são nomes que contam um pouco da nossa história.


Confira algumas histórias


BECO CATARINA MINA - recebeu esse nome para homenagear a bela negra Catarina Rosa de Jesus Ferreira, que com sua considerada fortuna, adquirida por saber enfeitiçar os grandes ricaços da Praia Grande pode alforriar a sua mãe e torná-la dona de muitos imóveis e senhora de escravos.Parte da rua é formada por uma escadaria com 35 degraus revestidos com pedras de cantaria.


RUA ANTÔNIO RAYOL - antiga Rua São João e logo depois recebeu o nome de Rua Odorico Mendes e algum tempo depois recebeu finalmente o nome de Rua Antônio Rayol para homenagear o compositor,violinista e tenor Antônio Rayol.

Antônio dos  Reis Rayol nasceu no Maranhão em 15 de agosto de 1855 e já cantava em igrejas desde os 6 anos de idade. Com 24 anos foi para o Rio de Janeiro participar de um concurso de tenores e obteve o primeiro lugar. Em seguida foi morar na Itália para se aperfeiçoar. Faleceu aos 55 anos na cidade do Rio deJaneiro.


RUA DO SOL - também conhecida como Rua Nina Rodrigues no pssado, esta rua viveu momentos de grande esplendor. Nessa rua viveu o conceituado médico Nina Rodrigues.


BECO DA PRENSA - foi aberto por João Gualberto da Costa para instalação de uma prensa de algodão. O beco é estreito e em declive.


BECO DO PRECIPÍCIO - estreito e localizado no Bairro do Desterro, ao lado da igreja do mesmo nome. Hoje o beco apresenta um declive acentuado e segue via a uma escadaria que vai dar em frente ao mar.


E assim, podemos encontrar em algumas bibliografias de autores maranhenses a história de ruas e becos da encantadora São Luís.

Além das obras contidas na fonte de pesquisa abaixo discriminadas , você poderá colher mais informações com as obras que estão na biblioteca do site.

  •  

 

 

fONTES DE PESQUISA

Coord. Tácito Borralho.PASSEIO A PÉ PELO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS. SECMA/SEBRAE - Projeto de Desenvolvimento do Turismo do Estado do Maranhão. Plano de Turismo Cultural. São Luís - MA/Sem ano de publicação;

FILHO, Domingos Vieira. BREVE HISTÓRICO DAS RUAS E PRAÇAS DE SÃO LUÍS. São Luís,1971.197 páginas