Criar uma Loja Virtual Grátis

A ILHA DE SÃO LUÍS

A ILHA DE SÃO LUÍS

 



"...São Luís minha ilha encantada,namorada das noites de luar

navegante amor, vem meu beija-flor,mãe guerreira amante das ondas do mar..."

(Ilha Encantada - Zé Pereira Godão)

pedra da memória

 

Fundada pelos franceses em 8 de setembro de 1612, São Luís é conhecida como a Ilha do Amor, Cidade dos Azulejos, Capital Brasileira do Reggae e Athenas Brasileira. Diante de tantos codinomes ainda recebemos em 1997 o título de Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade.

Situada em pleno Golfão Maranhense, a nossa "Ilha Encantada" esta ligada ao interior do estado por uma linha ferrea, por rodovia é servida pela BR 135 e por ar, temos o Aeroporto Internacional Cunha Machado. Seu clima é tropical, quente e úmido apresentando duas estações distintas: a seca, de agosto a dezembro e a estação chuvosa de janeiro a julho.


SÃO LUÍS, aquela que deveria ter sido a França Equinocial recebeu esse nome em homenagem ao Rei menino da França, Luís XIII. O domínio francês não durou e três anos depois eles foram expulsos pelos portugueses na Batalha de Guaxenduba.

Foram várias as tentativas fracassadas dos portugueses para colonizar o Maranhão. As expedições vinham por água e por terra, até que finalmente a conquista! Os franceses foram expulsos mas o nome da cidade foi conservado, ela se tornou a mais lusitana da cidades brasileiras.

Em 1641 aconteceu nova invasão nas terras maranhenses, eram os holandeses,mas eles não tardaram a sair. Três anos depois os portugueses alcançaram a vitória na batalha que ocorreu em frente a Igreja do Carmo - Centro da cidade.

O Marahão era um estado rico, que exportava algodão de qualidade e importava, produtos da Europa. São Luís era capital e o porto, sendo também habitada por famílias abastadas que mandavam seus filhos estudarem na Europa.

Através de movimentos literários e dos vários escritores (Aluízio Azevedo, Gonçalves Dias, Coelho Neto, Ferreira Gullar, Josué Montello dentre outros) que aqui nasciam ou passavam,São Luís, ficou conhecida como "Athenas "Brasileira". A cidade se desenvolveu e acompanhou o progresso fazendo aparecer sobrados e portas-e-janelas (século XVIII e começo do séc. XIX) que devido ao clima, foram obrigados a utilizarem como revestimento azulejos para sua proteção devido o excesso de infiltrações. Os azulejos também eram utilizados na parte exterior dos mausoléus existentes em várias igrejas da cidade. Em nenhum lugar os portugueses colocaram tantos azulejos.

Em pesquisa realizada pela arquiteta Dora Monteiro e Silva de Alcântara, na quantidade de casas com fachadas azulejadas, São Luís só perdia para as cidades persas, onde surgiram os azulejos. Ela ainda nos relata que o azulejamento em São Luís data do início do século XIX e que existe uma variedade de padrões de azulejos (lisos e em relevo). Essa peças eram provenientes de Portugual, Bélgica,França,Alemanha e Holanda.Em sua obra "Azulejos Portugueses em São Luís do Maranhão" pode-se encontrar dados minuciosos sobre a azulejaria maranhense. Destacam-se em São Luís, as contruções com estilo neoclassico (séc. XIX e XX) principalmente a composição dos elementos de fachadas, frontões, triangulares, colunata e escadarias.



"Como a cidade tem vários lados, você terá que escolher um deles

para começar a conhecê-la."

(Ferreira Gullar)                                      

    cidade  de são uis 

                                                                                                                                                                        azulejos






Imagens:https://www.google.com.br/search?q=BARREIRINhas&hl=pt-BR&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=DLnSUeCYB6bH0QH4hYHoDA&sqi=2&ved=0CEQQsAQ&biw=1024&bih=667

Fonte de Pesquisa:

Alcântara,Dora Monteiro e Silva. AZULEJOS  PORTUGUESES EM SÃO LUÍS DOMARANHÃO. Ed. Fontoura. RJ,1980;

MARTINS, jOSÉ REINALDO. são luis de 1612,descoberta.o Estado do Maranhão,19 julho de 1998. Alternativo, p3.

www.pppg.ufma.br/cadernosdepesquisa/uploads/.../pesquisa%201(1).pdf

Por:Kátia Castro/Julho 2013