EMBARCAÇÕES

EMBARCAÇÕES

 No decorrer dos séculos XVII, XVIII e XIX, o Maranhão foi o centro de grandes passagens da história brasileira. Fundada pelos franceses, São Luís, paralelo a Belém, passaria a ser o foco político e econômico de toda essa região.                  

Situada entre águas do Rio Bacanga e Anil, a cidade pode contar com o desenvolvimento de um projeto urbano e geometricamente regulado às posições dos pontos cardeais. Neste sentido, São Luís foi a primeira cidade brasileira a ter essa concepção. Projeto este elaborado pelo Engenheiro Militar Francisco Frias de Mesquita em 1615.

Ocupada pelos portugueses desde a Idade Média, esta cidade teve na sua origem, uma "cidade alta", administrativa,militar,religiosa, e uma "cidade baixa" , marinheira e comercial, compreendida pelo seu vasto território de 640Km de litoral e 3000Km de rios navegáveis. Muitas embarcações de origem índigena faziam contato com outras comunidades através dos rios.

O porto da Praia Grande, situado na capital, passou a receber vários navios oceânicos, munidos de produtos vindos da Europa,momento este que influênciou o comércio no centro histórico da cidade, que surgiu e se desenvolveu, econômicamente e socialmente, a partir do Porto da Praia Grande.Também a comunicação e o abastecimento das cidades litorânes e ribeirinhas continuou sendo assegurado pelo trânsito de embarcações de médio e pequeno porte que se infiltravam pelos rios navegáveis até o interior do Estado, ligando-o com a capital.

Devido a grande experiências vividas pelos primitivos, os índigenas absorveram as técnicas de construção naval e navegação, trazidas pelos europeus, fazendo com que toda região absorvesse esse tipo de transporte,tendo até hoje um grande significado para as populações, bem como das atividades econômicas regionais que estão ligadas as práticas de navegações fluvial distribuida por todo o litoral.

         navio       


Fotos: Kátia Castro

Fonte de Pesquisa

ANDRES, Luiz Phelipe. EMBARCAÇÕES DO MARANHÃO.- recuperação das técnicas construtivas tradicionais populares - BRASIL. Ed. Horizonte Geográfico. São Paulo,1996;

FILHO, Cordeiro e REIS, José de Ribamar. PERFILDO MARANHÃO. Ed Preio e Comunicação Ltda. São Luis,1979.

Por:Kátia Castro/Julho 2013

www.imagemfolheados.com.br/?a=62327